21 de nov. de 2008

A Lavagem Cerebral é praticada pela Torre?



'Homem tem dominado homem para o seu prejuízo(Ecl.8:9)', antigamente isto ocorria através da força, hoje esta dominação ocorre sob várias maneiras. Reconhecidamente a Lavagem Cerebral tem se mostrado um método muito eficaz de dominação. Grupos radicais, políticos e religiosos usam esta via, para que seus seguidores façam tudo aquilo que os lideres desejam.
Dito de maneira simples, Lavagem Cerebral, é o conjunto de maneiras usadas para se mudar atitudes, crenças e comportamentos de pessoas.
Será que você esta sofrendo este tipo de influência? É importante que determine isto.
A Lavagem Cerebral não é tão incomum como alguns talvez possam pensar, mas ninguém, que esteja no meio do processo, consegue enxergar ou admitir.
Fiz parte de um grupo religioso, cujos membros são conhecidos como Testemunhas de Jeová (TJs), eu era convicto e fiel, agora dissociado desta religião, resolvi analisar de maneira honesta, se lá é praticado Lavagem Cerebral. Você pode fazer o mesmo se é religioso, ou adepto de alguma organização.


As TJs não admitem que sofrem um processo de Lavagem Cerebral. Quando eu era uma delas também não admitia. Está comprovado, ninguém admite que está sendo submetido a uma lavagem cerebral. Para que você possa ter certeza de que não está sendo vítima, é preciso que CONHEÇA OS MÉTODOS DE LAVAGEM CEREBRAL. Vamos ver quais são estes métodos, de acordo com o Dr. Robert Jay Lifton, psiquiatra americano (pesquisem no Google).








CONSIDEREMOS O MODELO DE OITO PONTOS DA LAVAGEM CEREBRAL DE ROBERT JAY LIFTON
Acrescentei os parênteses para melhor entendimento.


1) Controle ambiental: Limitação da informação e da comunicação. (limitar o que a pessoa pode ler, como livros e revistas, e as pessoas com quem pode conviver).
2) Manipulação Mística: A manipulação de experiências que aparecem espontaneamente, mas na realidade foram planejadas e orquestradas. (fazer afirmações místicas de forma planejada, como por exemplo: “Deus nos orienta”, assim o que dizem passa a valer como profecia).
3) Procura de Pureza: O mundo é visto como preto e branco e os membros são constantemente exortados a estar em conformidade com a ideologia do grupo e lutar pela perfeição. (O mundo atual não é bom, por isso a ideologia do grupo é lutar para conquistar um melhor).
4) Confissão: Pecados, como definido pelo grupo, devem ser confessados, quer a um monitor pessoal ou publicamente ao grupo. (A nada saudável prática de obrigar o membro a se abrir com o grupo sobre sua vida particular “pecados”).
5) Ciência Sagrada: A doutrina ou ideologia do grupo, é considerada a última Verdade, que está além de qualquer questionamento ou controvérsia. (Tudo o que ensinam é “a verdade”, e não pode ser questionada).
6) Linguagem própria: O grupo interpreta ou usa palavras e frases de maneiras novas, para que o mundo exterior muitas vezes não entenda. (Um novo vocabulário surge dentro do grupo).
7) Doutrina acima da pessoa: A experiência pessoal do membro está subordinada á ciência sagrada do grupo, qualquer pensamento contrário deve se adequar à ideologia do grupo. (A doutrina é absoluta até mesmo quando a experiência contradiz a doutrina)
8) Desprezo do existência: O grupo tem a prerrogativa de decidir quem tem o direito de existir e quem não tem. (Dão menos valor a vida atual, acham que só os que estiverem no grupo serão salvos).
Vou confrontar este modelo do Dr. Robert, com o que é praticado na Associação Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová (TJs).


1º PONTO - As TJs são incentivadas a ler apenas as publicações da própria religião, dizem: “Vocês não conseguem absorver todo o alimento espiritual fornecido pelo escravo fiel e discreto, então porque perder tempo lendo outras literaturas??.” Uma TJ não pode ler algo que conteste sua fé ou suas doutrinas. Se fizer isto será corrigido pelos anciãos, se insistir será desassociado da seita. São incentivados a restringir contato com os não TJs, argumentam: “se uma brasa se afasta do braseiro, logo se apagará.”


2º PONTO - As TJs afirmam que somente elas fazem parte do novo pacto de Deus, somente elas serão salvas no armagedom e ganharão o paraíso. Se consideram especiais para Deus, as demais religiões são manipuladas por satanás. Tudo o que publicam é por orientação divina, tornando-se assim palavras proféticas.


3º PONTO - As TJs enxergam o mundo atual, que chamam como sistema de coisas, como algo ruim, a ideologia delas é alcançar a perfeição humana na nova ordem, acreditam que apenas eles, um pequeno grupo, serão usados por Deus para mudar o mundo, transformando-o num paraíso.


4º PONTO – Nas TJs, nada deve ser escondido, quem “pecar” deve se confessar com os anciãos, quem souber de um pecado deve denunciar, se o “pecador” não confessar será desassociado. Se é um caso como relações sexuais, os anciãos querem saber de todos os mínimos detalhes para poder “julgar com imparcialidade”.


5º PONTO - Se alguma ciência colide com algum ensino das TJs, eles dizem que esta ciência é incerta ou errada. Por exemplo, as TJs dizem que Jerusalém foi destruída em 607 AEC, todos os historiadores e arqueólogos do mundo, com milhares de provas, afirmam que a data correta é 586/7 AEC, mesmo assim as TJs insistem em afirmar que elas é que estão certas. A doutrina delas (de 607 AEC a 1914 EC) não pode ser questionada, mesmo estando errada. Quem tiver a ousadia de questionar será desassociado da seita. As TJs acreditam e criaram a lenda em seu meio de que são as pessoas mais instruídas do mundo...


6º PONTO – As TJS possuem um vocabulário próprio, usam termos como: “pioneiro, ancião, serviço de campo, governo teocrático, nova ordem, desassociação, língua pura, etc.” Este vocabulário que ajuda a convencer os membros, é usado somente pelas TJ, se formos usar estes termos com outras pessoas, ninguém entenderá o que significam.


7º PONTO – Se a TJ obtiver uma informação que prove que alguma doutrina está errada, ela é instruída a ter paciência e esperar que Deus resolva a questão. Se esta TJ tentar esboçar um argumento de que a doutrina esta errada, o que acontece? Uma comissão logo é montada, onde anciãos irão avaliar se é caso para desassociação da TJ. Mesmo que a doutrina estiver errada, ela deve ser vista como a “verdade”.


8º PONTO - As TJs valorizam mais a futura vida eterna, e desprezam a vida atual de algumas maneiras, dentre elas, recusam uma transfusão de sangue mesmo que isto custe suas vidas. Acreditam que poderão obter a salvação apenas se continuarem no grupo da Torre de Vigia, para elas os demais 99,9% das pessoas serão castigados com a “segunda morte” ou morte eterna. Decidem assim, quem tem o direito de existir e quem não tem.


Se você não conhece esta religião, talvez tenha achado estranho a forma como os adeptos são condicionados a pensar e agir.


Dá para negar que estes pontos se aplicam perfeitamente a organização da Torre de Vigia?


Lembrem-se que estes pontos não foram feitos pensando nas Testemunhas de Jeová, e sim em qualquer grupo que esteja usando técnicas de controle mental. Para que uma organização seja acusada de manipulação mental, ela não precisa utilizar todos os 8 pontos, mas apenas alguns, mas a Torre de Vigia das TJs se enquadra perfeitamente e incrivelmente em TODOS. Então já respondeu? As Testemunhas de Jeová fazem lavagem cerebral?


*Crédito p/ Reginaldo Medina.